TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INSTALAÇÕES DE PEDRAS

December 15, 2016

Sabemos que toda obra requer cronograma e planejamento - a fim de evitar despesas extras, incompatibilidade de prazos e quaisquer outros desconfortos e contratempos durante o processo. É indispensável, portanto, conhecer minimamente os procedimentos de cada etapa de reforma e se programar, com antecedência, para execução destas.

 

Esse post tem como intuito esclarecer dúvidas frequentes sobre o processo de colocação das bancadas, soleiras, filetes, pisos bem como identificar os pré-requisitos e exigências mínimas da marmoraria que precedem as instalações.

 

 

“PRECISO INSTALAR UMA BANCADA DE PEDRA, COMO DEVO PROCEDER?”

 

O primeiro passo é solicitar um orçamento, por e-mail ou telefone. Para isso, é necessário ter algumas medidas em mãos e fazer a escolha da pedra (nesse link, auxiliamos você a iniciar seu orçamento com um passo-a-passo bem detalhadinho. Confira!).

 

ATENÇÃO: o primeiro orçamento enviado pode (ou não) sofrer retificação após a medição oficial – esse é o procedimento que precede a liberação do pedido para fabricação da sua pedra sob medida. Na medição oficial, conferimos cada metragem antes enviada, além de verificar alguns detalhes como eixos de esgoto e água, tomadas, alturas de instalação, entre outras especificações necessárias. Depois de todos os ajustes necessários para contratação do serviço, o pedido é liberado para fabricação. Entre a medição oficial, produção da peça, entrega e instalação, trabalhamos com um prazo mínimo entre 10 a 15 dias. Por isso, não deixe para última hora!

 

 

“COMO É FEITA A INSTALAÇÃO DAS BANCADAS DE PEDRA?”

 

Normalmente, as bancadas que têm seu fundo e/ou laterais encostadas na parede são chumbadas de 1 a 2 cm (medida mínima) na alvenaria. Isso é necessário para sustentar a peça que, a depender do seu comprimento, também deverá ser apoiada em grapa(s) de ferro chumbada(s) na parede.

 

 

 

Algumas paredes, como o DryWall, não suportam pedras e grapas chumbadas. Nesses casos, para não comprometimento da estrutura, as bancadas são apoiadas em mãos francesas reforçadas e parafusadas nos perfis metálicos (ao invés de chumbadas). Porém a estrutura metálica da parede precisa coincidir com a localização exata da mão francesa, ou seja, será necessário conciliar o trabalho das duas empresas.

 

Quando as grapas e mãos francesas não puderem ser instaladas, sugerimos pés laterais em pedra ou muretas de alvenaria para a sustentação das bancadas.

 

Não recomendamos que bancadas sejam apoiadas apenas em armários, por mais reforçados que sejam, pois estes não suportam o peso das pedras a longo prazo! Além disto, as milimétricas movimentações naturais da madeira podem trincar os rejuntes, causando vazamentos nos armários.

 

 

“E O QUE SÃO GRAPAS e MÃOS FRANCESAS?”

 

São elementos fixadores, metálicos, disponíveis em diversos tamanhos e formatos. Nós da PETRA, optamos por trabalhar com grapas de ferro retas por serem discretas e facilmente disfarçadas pela marcenaria - não comprometendo a estética do conjunto de bancadas e armários do ambiente.

 

 

“ENTÃO AS BANCADAS E GRAPAS SÃO CHUMBADAS NA PAREDE? COMO ISSO É FEITO?”

 

Sim, como dito anteriormente, as bancadas devem ser chumbadas e também apoiadas nas grapas, para que seu peso não seja transferido para os armários. Esse procedimento exige um colocador especialista, capacitado para recortar a parede onde a pedra e a grapa serão inseridas.

 

(o vídeo pode ser melhor visto no nosso Instagram)

 

Sujeira, pó e barulhos são inevitáveis durante essa etapa de instalação e ajuste da bancada.

 

POR ISSO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PROTEGER MÓVEIS E PISOS, GUARDAR OBJETOS DE DECORAÇÃO E OUTROS UTENSÍLIOS.

 

 

 

“OS REVESTIMENTOS DA COZINHA E DO BANHEIRO AINDA NÃO FICARAM PRONTOS, MAS EU QUERO ACELERAR A OBRA. AS BANCADAS JÁ PODEM SER INSTALADAS?”

 

Nem todos os revestimentos (azulejos, ladrilhos, pastilhas, porcelanatos e afins) ficam ajustados de maneira uniforme ou nivelada e, cada milímetro e detalhe fazem diferença na execução das pedras! É por esse motivo que para a medição oficial e instalação das pedras os revestimentos precisam estar finalizados.

 

Essa mesma exigência se repete para colocação de soleiras e filetes: é necessário que os pisos estejam prontos (a função destas peças é justamente arrematar os espaços que o piso não preenche). Para os pisos, o contrapiso precisa já estar nivelado e pronto para receber as placas de pedra.

 

 

“MAS INSTALAR AS BANCADAS, FILETES E SOLEIRAS DEPOIS DE PAREDES E PISOS REVESTIDOS NÃO CORRE O RISCO DE ESTRAGAR O REVESTIMENTO?”

 

Esse é um risco existente, porém, mínimo (e reduzido) quando o trabalho é realizado por um colocador competente e preparado. A quebra de revestimentos depende da qualidade dos mesmos e da sua instalação, por isso não nos responsabilizamos caso ocorram. Para tanto, é bom ter peças extras para reposição, se possível.

Entretanto, como dito anteriormente, os riscos são mínimos.

 

 

“ARMÁRIOS OU BANCADAS: QUAL DEVE SER INSTALADO PRIMEIRO?”

 

Sugerimos que as pedras sejam instaladas antes dos armários, pois, como mencionado acima, cortamos a parede para chumbar as bancadas e grapas, o que pode estragar a marcenaria. Considerem também que o pó intenso que fazemos compromete as corrediças e dobradiças. Além disto, podem estragar a madeira, a movimentação que fazemos para ajuste da bancada (que é bem pesada) e as escoras de apoio que usamos enquanto a argamassa seca (cerca de 24hs) - sem armários este apoio fica no chão.

 

 

CONFIRA TAMBÉM OUTRAS DICAS:

 

- Para a instalação de nichos, o espaço deve estar pronto e já regularizado;

 

- Fique atento aos prazos de entrega e instalação. Bancadas, filetes, soleiras e quaisquer outras peças fabricadas em pedra e sob medida, requerem um tempo mínimo para produção, entrega e instalação. CERTIFIQUE-SE DE FAZER SEU ORÇAMENTO E PEDIDO COM ANTECEDÊNCIA (mínima de 25 dias)!

 

- Torneiras, sifões, registros, tomadas, cooktops e quaisquer SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICA E ELÉTRICA NÃO COMPETEM SER REALIZADOS PELO COLOCADOR DE PEDRAS. Procure um profissional especializado nessa área. Em todo caso, durante a instalação das pedras é indispensável a presença de algum responsável pela obra que tenha conhecimento hidráulico e elétrico, para a indicação de passagem de canos e rede de energia nas paredes – garantindo que o recorte na parede seja feito em lugares apropriados;

 

- Sugerimos que aguarde o período mínimo de 24 horas para utilização de bancadas e pisos;

 

- Em entrega nas edificações não térreas, o transporte das peças deverá ser feito através de elevadores, devido ao peso material. Içamentos, quando necessários, deverão ser contratados e subsidiados pelo cliente, ISENTANDO A RESPONSABILIDADE DA MARMORARIA PARA QUALQUER TIPO DE CONTRATAÇÃO OU TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS;

 

- Leia atentamente as CONDIÇÕES GERAIS e TERMOS DE COMPROMISSO entre contratante e contratado no seu pedido. Certifique-se de que o serviço solicitado atenderá as suas expectativas mediante as limitações e regulamentação existentes.

 

 

Ainda tem dúvidas, receios ou curiosidade a respeito da instalação? Entre em contato através do e-mail contato@petradesign.com.br ou ligue: (11) 3877-1371. Se tiver disponibilidade, venha nos visitar para um café e um “bate-papo”. Estamos preparados para lhe atender e fechar o melhor negócio!

Please reload

Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts
Follow Us