TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INSTALAÇÕES DE PEDRAS

December 15, 2016

Sabemos que toda obra requer cronograma e planejamento - a fim de evitar despesas extras, incompatibilidade de prazos e quaisquer outros desconfortos e contratempos durante o processo. É indispensável, portanto, conhecer minimamente os procedimentos de cada etapa de reforma e se programar, com antecedência, para execução destas.

 

Esse post tem como intuito esclarecer dúvidas frequentes sobre o processo de colocação das bancadas, soleiras, filetes, pisos bem como identificar os pré-requisitos e exigências mínimas da marmoraria que precedem as instalações.

 

 

“PRECISO INSTALAR UMA BANCADA DE PEDRA, COMO DEVO PROCEDER?”

 

O primeiro passo é solicitar um orçamento, por e-mail ou telefone. Para isso, é necessário ter algumas medidas em mãos e fazer a escolha da pedra (nesse link, auxiliamos você a iniciar seu orçamento com um passo-a-passo bem detalhadinho. Confira!).

 

ATENÇÃO: o primeiro orçamento enviado pode (ou não) sofrer retificação após a medição oficial – esse é o procedimento que precede a liberação do pedido para fabricação da sua pedra sob medida. Na medição oficial, conferimos cada metragem antes enviada, além de verificar alguns detalhes como eixos de esgoto e água, tomadas, alturas de instalação, entre outras especificações necessárias. Depois de todos os ajustes necessários para contratação do serviço, o pedido é liberado para fabricação. Entre a medição oficial, produção da peça, entrega e instalação, trabalhamos com um prazo mínimo entre 10 a 15 dias. Por isso, não deixe para última hora!

 

 

“COMO É FEITA A INSTALAÇÃO DAS BANCADAS DE PEDRA?”

 

Normalmente, as bancadas que têm seu fundo e/ou laterais encostadas na parede são chumbadas de 1 a 2 cm (medida mínima) na alvenaria. Isso é necessário para sustentar a peça que, a depender do seu comprimento, também deverá ser apoiada em grapa(s) de ferro chumbada(s) na parede.

 

 

 

Algumas paredes, como o DryWall, não suportam pedras e grapas chumbadas. Nesses casos, para não comprometimento da estrutura, as bancadas são apoiadas em mãos francesas reforçadas e parafusadas nos perfis metálicos (ao invés de chumbadas). Porém a estrutura metálica da parede precisa coincidir com a localização exata da mão francesa, ou seja, será necessário conciliar o trabalho das duas empresas.

 

Quando as grapas e mãos francesas não puderem ser instaladas, sugerimos pés laterais em pedra ou muretas de alvenaria para a sustentação das bancadas.

 

Não recomendamos que bancadas sejam apoiadas apenas em armários, por mais reforçados que sejam, pois estes não suportam o peso das pedras a longo prazo! Além disto, as milimétricas movimentações naturais da madeira podem trincar os rejuntes, causando vazamentos nos armários.

 

 

“E O QUE SÃO GRAPAS e MÃOS FRANCESAS?”

 

São elementos fixadores, metálicos, disponíveis em diversos tamanhos e formatos. Nós da PETRA, optamos por trabalhar com grapas de ferro retas por serem discretas e facilmente disfarçadas pela marcenaria - não comprometendo a estética do conjunto de bancadas e armários do ambiente.

 

 

“ENTÃO AS BANCADAS E GRAPAS SÃO CHUMBADAS NA PAREDE? COMO ISSO É FEITO?”

 

Sim, como dito anteriormente, as bancadas devem ser chumbadas e também apoiadas nas grapas, para que seu peso não seja transferido para os armários. Esse procedimento exige um colocador especialista, capacitado para recortar a parede onde a pedra e a grapa serão inseridas.

 

(o vídeo pode ser melhor visto no nosso Instagram)

 

Sujeira, pó e barulhos são inevitáveis durante essa etapa de instalação e ajuste da bancada.

 

POR ISSO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PROTEGER MÓVEIS E PISOS, GUARDAR OBJETOS DE DECORAÇÃO E OUTROS UTENSÍLIOS.

 

 

 

“OS REVESTIMENTOS DA COZINHA E DO BANHEIRO AINDA NÃO FICARAM PRONTOS, MAS EU QUERO ACELERAR A OBRA. AS BANCADAS JÁ PODEM SER INSTALADAS?”

 

Nem todos os revestimentos (azulejos, ladrilhos, pastilhas, porcelanatos e afins) ficam ajustados de maneira uniforme ou nivelada e, cada milímetro e detalhe fazem diferença na execução das pedras! É por esse motivo que para a medição oficial e instalação das pedras os revestimentos precisam estar finalizados.

 

Essa mesma exigência se repete para colocação de soleiras e filetes: é necessário que os pisos estejam prontos (a função destas peças é justamente arrematar os espaços que o piso não preenche). Para os pisos, o contrapiso precisa já estar nivelado e pronto para receber as placas de pedra.

 

 

“MAS INSTALAR AS BANCADAS, FILETES E SOLEIRAS DEPOIS DE PAREDES E PISOS REVESTIDOS NÃO CORRE O RISCO DE ESTRAGAR O REVESTIMENTO?”

 

Esse é um risco existente, porém, mínimo (e reduzido) quando o trabalho é realizado por um colocador competente e preparado. A quebra de revestimentos depende da qualidade dos mesmos e da sua instalação, por isso não nos responsabilizamos caso ocorram. Para tanto, é bom ter peças extras para reposição, se possível.

Entretanto, como dito anteriormente, os riscos são mínimos.

 

 

“ARMÁRIOS OU BANCADAS: QUAL DEVE SER INSTALADO PRIMEIRO?”

 

Sugerimos que as pedras sejam instaladas antes dos armários, pois, como mencionado acima, cortamos a parede para chumbar as bancadas e grapas, o que pode estragar a marcenaria. Considerem também que o pó intenso que fazemos compromete as corrediças e dobradiças. Além disto, podem estragar a madeira, a movimentação que fazemos para ajuste da bancada (que é bem pesada) e as escoras de apoio que usamos enquanto a argamassa seca (cerca de 24hs) - sem armários este apoio fica no chão.

 

 

CONFIRA TAMBÉM OUTRAS DICAS:

 

- Para a instalação de nichos, o espaço deve estar pronto e já regularizado;

 

- Fique atento aos prazos de entrega e instalação. Bancadas, filetes, soleiras e quaisquer outras peças fabricadas em pedra e sob medida, requerem um tempo mínimo para produção, entrega e instalação. CERTIFIQUE-SE DE FAZER SEU ORÇAMENTO E PEDIDO COM ANTECEDÊNCIA (mínima de 25 dias)!

 

- Torneiras, sifões, registros, tomadas, cooktops e quaisquer SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICA E ELÉTRICA NÃO COMPETEM SER REALIZADOS PELO COLOCADOR DE PEDRAS. Procure um profissional especializado nessa área. Em todo caso, durante a instalação das pedras é indispensável a presença de algum responsável pela obra que tenha conhecimento hidráulico e elétrico, para a indicação de passagem de canos e rede de energia nas paredes – garantindo que o recorte na parede seja feito em lugares apropriados;

 

- Sugerimos que aguarde o período mínimo de 24 horas para utilização de bancadas e pisos;

 

- Em entrega nas edificações não térreas, o transporte das peças deverá ser feito através de elevadores, devido ao peso material. Içamentos, quando necessários, deverão ser contratados e subsidiados pelo cliente, ISENTANDO A RESPONSABILIDADE DA MARMORARIA PARA QUALQUER TIPO DE CONTRATAÇÃO OU TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS;

 

- Leia atentamente as CONDIÇÕES GERAIS e TERMOS DE COMPROMISSO entre contratante e contratado no seu pedido. Certifique-se de que o serviço solicitado atenderá as suas expectativas mediante as limitações e regulamentação existentes.

 

 

Ainda tem dúvidas, receios ou curiosidade a respeito da instalação? Entre em contato através do e-mail contato@petradesign.com.br ou ligue: (11) 3877-1371. Se tiver disponibilidade, venha nos visitar para um café e um “bate-papo”. Estamos preparados para lhe atender e fechar o melhor negócio!

Please reload

Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts
Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
1/3
0